domingo, 9 de junho de 2013

O QUE FALTA AO CRUZEIRO?

 

Saudações Celestes!

Ontem após o empate com o Inter por 2 x 2 vi muitos torcedores falando que falta alguma coisa ao Cruzeiro. Afinal o que é? Falta de entrosamento, de regularidade? Tudo isso deve ser analisado de forma mais específica.

Em primeiro lugar o Marcelo Oliveira a meu ver está escalando o time errado e apostando num padrão de jogo que não é compatível com a própria escalação. O Cruzeiro joga num 4-2-3-1, nessa linha de 3 meias o jogo tem que ser rápido, com tabelas e saindo pelos flancos em velocidade, ai está o primeiro erro do M.O, o Diego Souza centraliza e cadencia o jogo, percebeu? Exatamente o contrário do que os 3 meias devem fazer. Em segundo lugar num esquema com um atacante fixo é fundamental que esse faça um bom pivô, tenha giro rápido e chute de média e curta distância, sabemos que o Anselmo Ramon desses fundamentos que eu citei só sabe fazer o pivô, o problema é que ele não tem boa antecipação e por isso nem no fundamento que sabe fazer ele faz. Resumindo NUNCA deveria ser titular de um time que fala em Título Brasileiro.

Em terceiro lugar num time que joga com 2 volantes e tem vocação ofensiva o 1° volante tem que ser extremamente rápido e que saiba marcar por zona. Claramente não são essas as características do Leandro Guerreiro, que já está lento por causa da idade e nunca marca bem por zona. A única chance de colocar o Guerreiro é quando o treinador quisesse fazer uma marcação individual, ai sim, quando ele cola no jogador anula mesmo.

No aspecto psicológico o Cruzeiro ainda me parece bastante verde nas partidas, não mata os jogos quando é superior e perde pontos bobos (foi assim contra Botafogo e Inter). Mas nessa questão é preciso paciência, o time vai amadurecer e tem muito potencial para dar muitas alegrias a torcida cruzeirense.

Essa parada para a Copa ''Sem Sentido'' das Confederações será muito boa para a raposa. É tempo para o M.O refletir e pensar nas mudanças de escalação para se adequar ao esquema tático que ele quer e para a diretoria trazer um grande atacante para o Cruzeiro, um matador. Talvez venha um volante também, mas de especulações já chega, vamos aguardar a diretoria trabalhar.

Abraços Celestes.




2 comentários:

  1. Na minha opinião, nós temos que parar de falar que falta entrosamento. Já é o meio do ano e os jogadores já tiveram bastante oportunidade de se conhecer... agora falta é evolução.

    Eu acho que o Everton Ribeiro pode melhorar se colocarmos ele na esquerda. Ele está jogando em um posicionamento que não é o melhor para ele e poderíamos mover o Dagoberto para fazer o "falso 9" (sua melhor fase foi jogando assim). Desta forma, poderíamos ter Elber jogando como meia pela direita e ficaríamos com um ataque bem rápido e eficiente.

    Goulart ficaria como reposição do D. Souza ou do Elber, enquanto Lucca ficaria como reposição do E. Ribeiro e V. Araújo como reserva do Dagol.

    Agora, precisamos de um volante urgente! Nilton é bom e faz os dois papéis (1o e 2o volante), mas concordo plenamente que precisamos de um volante rápido e pegador. Souza é segundo volante, Tinga é segundo volante/meia, Uelinton não conta e Lucas Silva não compromete, mas é irregular (é sim!). Henrique seria perfeito para a posição, mas voltou para o DM. Então o jeito é ir as compras...

    Quanto à zaga, Dedé é o único que precisa de entrosamento com o grupo. Ele ainda parece meio perdido em campo e muitas vezes esquece que é zagueiro. Bruno Rodrigo tem jogado bem, mas não é espetacular. Acho que o Paulão merecia uma chance ao lado do Dedé (já que Dória não vem mesmo).

    O time está bem melhor que nos anos anteriores, com muito mais técnica e garra na marcação. Acho que falta muito treinamento e mais foco durante os jogos. Os jogadores dão muitos passes displicentes que os adversários aproveitam para roubar a bola. Principalmente os nossos meias tentando fazer bonito...

    Tomara, tomara mesmo que o M. O. consiga acertar os problemas durante a parada, mas bem que a diretoria podia anunciar esse volante rápido. Assim ele viajaria com o grupo e não teriam a famosa desculpa da "falta de entrosamento" depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por participar Gui.O que vc defende é uma mudança no padrao tático. Nesse caso sem um atacante fixo e com um falso 9 (dagoberto) flutuando no meio da zaga para tentar receber o passe em profundidade. Sobre os jogadores que vc citou acho que só uma questão de tempo para eles tomarem conta das posições de titularidade. Elber, Lucca, V.Araujo, R.Goulart. Espero que o M.O realmente faça esses ajustes táticos e a diretoria traga um volante para resolver esses problemas de marcação! Saudações Celestes!

      Excluir

Bem vindo !!

Confira aqui todas notícias do cruzeiro

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cruzeiro

Todos escudos do Cruzeiro

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cruzeiro EC

Cruzeiro o maior de Minas, e o mais vitorioso do século XX

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cruzeiro EC

Os guerreiros dos gramados

Titulo da Imagem Titulo da Imagem