sexta-feira, 6 de julho de 2012

BASE : FALTA ESPAÇO E PACIÊNCIA


 
Léo Bonatini, a nova esperança.

O novo diretor de futebol do CRUZEIRO, Alexandre Mattos, chegou com o discurso de que a base terá maior integração com o time profissional e que novos valores seriam melhor observados do que nos anos anteriores. É fato, que já ouvimos essa promessa por diversas vezes e o cenário nunca mudou.

CRUZEIRO tem uma estrutura invejável para suas categorias de base, porém o resultado que se espera, revelar jogadores para o time profissional, não aparece faz muitos anos. Se não me falha a memória, Fábio Júnior e Guilherme foram os últimos que realmente ganharam espaço no time e a confiança da torcida. Apareceram alguns candidatos como Kerlon e Bernardo, mas não conseguiram se firmar. Diego Renan e Marcos vieram da base e hoje são titulares, mas não possuem a confiança da torcida.

Então fica a pergunta: Como que um clube como o CRUZEIRO, que investe milhões por ano, não consegue revelar novos valores para seu time profissional? De quem é a culpa?

A culpa não é exclusiva. Existem várias vertentes para explicar esse absurdo que acontece em nosso clube e que provavelmente ocorre o mesmo em muitos grandes times do país.

DIRETORIA
Qualquer diretoria, de qualquer segmento, busca sempre um resultado satisfatório para o investimento que realiza. No caso da diretoria do CRUZEIRO, o retorno esperado deveria ser a revelação de novos valores. Eu digo deveria, pois se não há o resultado esperado porque o investimento continua? Não me interpretem mal, mas é apenas a linha de raciocínio lógica de mercado. Logo, isso nos faz pensar que outros interesses podem estar envolvidos que não sejam o real motivo da base existir. Além disso, será que a diretoria cobrava e vai cobrar do técnico o espaço necessário para os garotos?

EMPRESÁRIOS
São o câncer do futebol. Com o pensamento único em lucrar com jovens promessas, esses malditos estão circulando nas categorias de base tentando aliciar os garotos e induzindo-os a "peitarem" o clube por condições contratuais melhores sob a ameaça de se transferirem. Na outra ponta eles agem como barreiras para a revelação de nossas promessas, fazendo com que o clube seja vitrine e aceite determinados "cabeças de bagre" no elenco para "compor" o currículo e conseguir algo melhor no futuro. E de quem esses medíocres tomam espaço? Nossos garotos! Mas por algum motivo ainda inexplicável, os clubes vem convivendo com essa situação passivamente.

TÉCNICO
Dizem que é ele quem escala. Ouço maravilhas de jovens valores da base doCRUZEIRO, mesmo não estando presente diariamente. Mas parece que o "técnico", que está na toca todos os dias, não é bem informado como eu. Brincadeiras a parte, a parcela de culpa do atual "treinador" e de outros recentes que aqui estiveram está evidente no que eles chamam de "homens de confiança". Esses jogadores que os técnicos trazem de fora e na maioria das vezes não jogam absolutamente nada, estão ocupando o lugar que deveria ser dos nossos garotos. Um exemplo recente que vos digo: Sandro Manoel, ótimo voltante da base, é MUITO MELHOR que Amaral e Rudnei. Mas como os dois são de confiança do "treinador", o garoto foi jogado lá no Santa Cruz de Recife.

TORCIDA
Nós também temos culpa, senão uma das maiores. Estamos tão ávidos por uma grande revelação que no 1° erro do garoto já ouço nas arquibancadas: "Ruim de mais! Não serve para o CRUZEIRO." Daí em diante, o garoto fica nervoso, a torcida não apoia, e muitas vezes vaia sem dó, e raramente ele volta a figurar até mesmo na lista dos relacionados para os jogos. Este ciclo vem sendo sistematicamente cumprido a risca. Ora, se temos paciência com os erros bisonhos do Wellington Paulista, que já é calejado, porque não com o nosso patrimônio? Neste caso deveríamos receber um atestado de burrice.

Enfim, nossa base possui valores que se tiverem a mesma oportunidade que outros péssimos estão tendo, certamente vamos revelar grandes jogadores. É preciso que todos os envolvidos mudem a postura e passem a olhar para garotos como Élber, Sandro Manoel, Thiaguinho, Gabriel Araújo, Gil Bahia, Lucas Silva, Léo Bonatini como sendo o futuro do CRUZEIRO, aqueles que nos darão a alegria e títulos que desejamos em campo.

Quero saber a sua opinião. Deixe o seu comentário.

Fonte : critico celeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo !!

Confira aqui todas notícias do cruzeiro

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cruzeiro

Todos escudos do Cruzeiro

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cruzeiro EC

Cruzeiro o maior de Minas, e o mais vitorioso do século XX

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Cruzeiro EC

Os guerreiros dos gramados

Titulo da Imagem Titulo da Imagem